Antes de mais nada, vou contar um pouco da história do jogo de dardos.

Como ele surgiu ainda é um mistério que cerca esta competição tão fascinante. Uns dizem que o primeiro arremesso de um dardo ocorreu na pré-história, há pelo menos 35 mil anos, claro, o dardo não era esculpido como é hoje e sim desenvolvido com material de caça. Há boatos de que na época de grandes batalhas, durante os intervalos dos treinamentos, os soldados ficavam sem nenhuma atividade e então começaram a jogar lanças e setas curtas na extremidade redonda dos barris, aquele furinho por onde passava o vinho. E isto se tornou um passatempo para eles.

Após algumas décadas, os dardos passaram a integrar o conjunto dos jogos olímpicos realizados na antiga Grécia. De forma que era disputado de duas maneiras: arremesso a alvo e a distância. A lança utilizada para isto era produzida em madeira e tinha ponta de aço, ambas se atrelavam por meio de uma tira de couro, formando um laço que a mantinha firme e proporcionava um voo espiral.

Nos anos 70, como opção de lazer para os visitantes, os pubs ingleses trouxeram o jogo de dardos para dentro dos estabelecimentos, ganhou o gosto do público de tal forma que passou a ser transmitido na televisão e estimulou dezenas de pessoas a jogarem. Com isto, o jogo se auto promoveu e transformou-se oficialmente em uma modalidade esportiva, fazendo com que as organizações realizassem grandes torneios mundiais.

Campeonatos: Após se tornar um esporte internacional, o jogo de dardos desde então é disputado no mundo todo, sendo predominante na Inglaterra, Estados Unidos e Suécia. O primeiro campeão olímpico foi Eric Lemming, que apostou em todos os seus arremessos na cidade de Estocolmo no ano de 1912.

Já pensou em ganhar 5 milhões de reais em prêmios disputando nos campeonatos de jogo de dardos? Bom, Michael Van Gerwen sim. Com apenas 27 anos ele venceu 25 torneios em 2016 e lidera o ranking mundial desta categoria desde 2014. Mas este pódio também conta com Phil Taylor, ele possui 16 mundiais conquistados, o britânico é muito querido pelos ingleses por atingir esta marca. Então fica a dica, se você tem boa mira, treine mais. Já pensou se tornar jogador profissional no seu esporte favorito e ainda ganhar muito dinheiro com isto?

Algumas Curiosidades:

Existem 2 organizações que coordenam os torneios mundiais de jogo de dardos: British Darts Organization (BDO) e a Professional Darts Corporation (PDC).

A primeira campeã feminina de jogo de dardos foi Babe Didrikson.

O primeiro jogo de dardos masculino foi disputado em 1908.

Existe outra federação que organiza os campeonatos de jogo de dardos, a WDF (Federação Mundial de Dart)